SEGURO PATRIMÔNIAL - EMPRESARIAL
Seguro patrimônial
As coberturas oferecidas pelo mercado podem ser básicas, especiais e adicionais. O corretor de seguros é o profissional capaz de orientar a associação de garantias mais adequadas à proteção de
sua empresa.

Cobertura básica de seguros para obras civis em construção (OCC), para instalação e montagem (IM) e para OCC e IM:
- Riscos inerentes à construção ou à instalação/montagem, inclusive incêndio, erro de execução ou de projeto e sabotagens;
- Roubo e furto qualificado;
- Riscos da natureza (danos causados por vendaval, queda de granizo, queda de raio e alagamento, entre outros);
- Impacto de veículos e queda de aeronaves;
- Tempestade ou qualquer outra causa, exceto as expressamente excluídas e desde que tais bens necessitem de reparo ou reposição e enquanto permanecerem válidos os elementos declarados na proposta e no questionário respondido na contratação dessa cobertura.
Riscos Patrimoniais
O Seguro Patrimonial tem como principal objetivo garantir a continuidade dos negócios. É como alguém que faz o seguro de um carro, por exemplo: se acontecer algo, a pessoa não pode perder o que investiu e normalmente não tem dinheiro para comprar outro.
A mesma coisa acontece com uma empresa: em caso de um incidente grave, como um incêndio, na maioria das vezes, não há como se pagar o montante do prejuízo, daí a importância de se ter um seguro patrimonial.
Quais são as coberturas do Seguro Patrimonial?
Além do seguro básico para incêndio, explosões e quedas de raio, a AIG oferece coberturas complementares para catástrofes naturais, como alagamentos e vendavais, outras como incêndios causados por queimadas em zonas rurais, danos elétricos e a quebra de máquinas industriais, incluindo o lucro cessante, que é a perda de receita pela paralisação de uma atividade.
Também existe a proteção às edificações e bens do segurado de eventos menores, como um impacto de veículo, vazamento acidental de um hidrante ou chuveiro automático, roubo de bens, até quebra de vidros. O escopo de coberturas é amplo e varia em função da ocupação do segurado.
Quem pode contratar um Seguro Patrimonial?
Independentemente do setor de atuação da empresa, o seguro será a sua segurança, trazendo a garantia de proteção à receita caso haja necessidade de interrupção do negócio. Veja abaixo os principais segmentos que recorrem a este tipo de seguro:
- Grandes Riscos Industriais
- Qualquer setor de produção industrial possui riscos de acidentes durante a sua operação e, além disso, precisa estar protegido financeiramente em caso de necessidade de paralização.
- Concessões
- Aeroportos, Arenas, Estádios, Estaleiros, Ferrovias, Portos, Rodovias e Tratamento de Água e Esgoto.
- Edifícios Comerciais
- Como em qualquer prédio, os riscos de incêndio, alagamento, danos estruturais, entre outros, estão presentes.
- Escolas e Universidades
- Costumam ser áreas amplas e com grande circulação de pessoas, o que torna mais difícil o controle de qualquer tipo de incidente.
- Hospitais e Laboratórios Clínicos
- Mesmo seguindo as normas rígidas e procedimentos de segurança da área da saúde, eventuais acidentes podem ocorrer, causando danos ao patrimônio.
- Instituições Financeiras
- Além da preocupação com a segurança do dinheiro e das pessoas, é fundamental que o patrimônio físico também esteja protegido.