ODONTOLÓGICO
O que é plano odontológico e como ele funciona?
O plano odontológico garante atendimento a diversos tratamentos dentários considerados básicos, como limpeza, tratamento de cáries, remoção de tártaro e tratamento de canal e alguns mais sofisticados, porém isso é de acordo com o plano contratado.
Uso do plano
Os planos odontológicos possuem um período de carência. Durante esse tempo, é inviável utilizar a contratação. Geralmente, ela dura 1 dia para emergências e consultas, porém, para um serviço mais complexo, esse intervalo dura 180 dias.
No dia da sua consulta, é importante levar a sua carteirinha do plano. Se ainda não estiver com ela em mãos, basta ligar na empresa ou acessar o app do seguro odontológico, pedir o número do cartão e informá-lo na recepção do local.
Caso tenha ido a um dentista da empresa credenciada, sua única despesa será a mensalidade do plano. Porém, se for feito um tratamento que não está no seu contrato, você terá cobranças a mais.
Plano odontológico empresarial
O plano odontológico para funcionário é um convênio fechado pelo empregador com uma empresa que cobrirá o tratamento dos funcionários. Esse serviço possibilita o acesso dos colaboradores a um atendimento de qualidade.
As coberturas podem variar de acordo com o plano fechado pela empresa. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina quais são os procedimentos mínimos que devem ser oferecidos. Assim, a cobertura básica deve oferecer:
Serviços de urgência e emergência: Dor de dente forte, mordida ou trauma nos lábios, dor na gengiva, descolamento de coroa, fratura e perda de dentes e trauma na região da boca.
Consultas e profilaxia: Limpeza, radiografias, sondagem periodontal, prevenção com o uso de flúor e outros tipos de serviços realizados durante as consultas com o dentista.
Tratamento de Periodontia: Estudo e tratamento das doenças da gengiva e estruturas de suporte dos dentes.
Odontopediatria: Prevenção e tratamento dentário em crianças e adolescentes.
Tratamento de canal e colocação de próteses: Canais também são contemplados pelos planos odontológicos. O mesmo ocorre com as próteses unitárias e as dentaduras.
Cirurgias: As cirurgias de pequeno porte, como os de extração do dente do siso e outros procedimentos simples, podem ser cobertas pelo plano odontológico.
