SEGURO DE CRÉDITO
O Seguro de Crédito protege empresas que comercializam bens e serviços a prazo do risco de não pagamento por parte dos compradores, além de riscos políticos ou atos de guerra que impeçam o cumprimento do contrato, no caso de exportações.
É uma ferramenta adicional de mitigação do risco de crédito, ou seja, uma proteção para as empresas caso seus clientes não paguem pela transação comercial. Se o empresário sofrer inadimplência, estará protegido.
Como funciona o Seguro de crédito?
Quando o cliente da empresa não cumpre com os deveres financeiros, a seguradora indeniza o valor estabelecido no seguro. É a garantia que o credor precisa para se manter competitivo no mercado, preservando o capital de giro saudável, ampliando vendas ou acessando novos mercados.
As seguradoras possuem um banco de dados que contém as informações mais recentes sobre a empresa e a economia do país onde os produtos e serviços são adquiridos. Também podem recomendar o melhor limite de crédito para cada comprador e aconselhar sobre os serviços de cobrança quando necessário.
Quem pode contratar o seguro?
Qualquer empresa que comercialize bens e serviços a prazo, de diversos portes, subsidiárias ou divisões de empresas multinacionais com operação local ou global podem adquirir o Seguro de Crédito.
Todo empresário, quando recorre a um seguro, pensa primeiro em proteger seu patrimônio (ativo fixo). Mas ele não pode esquecer que no balanço da empresa, um dos ativos mais relevantes é o Contas a Receber, que impacta diretamente o fluxo de caixa e gestão da empresa. Várias companhias já quebraram justamente pela sua má gestão.
Portanto, o Seguro de Crédito protege o Contas a Receber da empresa, garantindo que ela mantenha seu fluxo de caixa estabilizado.
motivos para contratar
- Personalização da contratação de coberturas
- Gestão de crédito e proteção do Contas a Receber
- Expansão segura das vendas e aumento do faturamento
- Estruturação de operações financeiras
- Credibilidade e prestígio para a empresa
Coberturas
As coberturas são personalizáveis, de acordo com o porte, o setor e as necessidades de cada empresa. Confira algumas.
- Seguro de crédito interno
- Riscos comerciais (insolvência e mora prolongada)
- Seguro de crédito à exportação
- Riscos comerciais (insolvência e mora prolongada)
- Riscos políticos (moratória, embargo, guerra, impossibilidade de remessa de divisas)