SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é um serviço que tem como objetivo prestar suporte ao viajante e ajudá-lo a sanar diversos problemas durante sua jornada.
É sempre recomendável ter um seguro e, para alguns destinos, ele pode até mesmo ser obrigatório.
Em geral, ele é uma ótima forma de evitar uma grande dor de cabeça, além de poder levar a muitas economias!

Para o que serve o seguro viagem?
A gente nunca sabe quando algo vai dar errado e quando não vai, não é mesmo? E ninguém merece ter sua viagem estragada por causa disso.
Algumas pessoas ficam semanas, meses, talvez até anos planejando e se preparando para aquela viagem dos sonhos e, quando finalmente chega a hora…
Algo sai do planejado! Para casos como esses é que se contrata o seguro viagem. Para garantir a segurança e a tranquilidade dos viajantes durante o período em que estão longe de casa!
Em várias situações, podem ser oferecidas assistências ou indenizações para amenizar o efeito desses imprevistos.
Considerando quanto custa o seguro viagem, um dos principais benefícios do seguro viagem pode ser a economia.
É claro, a princípio parece que é muito mais barato não pagar pelo seguro. Mas as indenizações e assistências oferecidas podem facilmente compensar esse preço.
Por exemplo, em alguns lugares o atendimento médico é bastante caro. Nos Estados Unidos o custo de uma internação pode chegar a 3500 dólares por dia.
Enquanto isso, um seguro viagem para lá varia em torno dos 20 reais por dia.
Isso sem falar no ressarcimento que pode ser oferecido para bagagens perdidas e para voos cancelados, não é?
Cobertura básica de um seguro viagem
Essa mesma resolução da SUSEP também tornou obrigatório oferecer ao menos uma das coberturas ou serviços seguintes:
1. Despesas médico-hospitalares (DMH) ou odontológicas ocasionadas de acidente pessoal ou doença súbita;
2. Regresso sanitário, também chamado de repatriação;
3. Traslado médico;
4. Traslado do corpo;
5. Morte em viagem;
6. Invalidez permanente total ou parcial por acidente durante viagem;
1. Despesas médicas, hospitalares e odontológicas
Este é o item mais comum presente em seguros viagem, sejam nacionais ou internacionais.
Normalmente, é a este tipo de serviço que os seguros se referem quando anunciam, por exemplo, uma cobertura de 10 mil dólares.
Ou seja, se for necessário algum atendimento médico-hospitalar ou odontológico durante a viagem, os custos serão pagos ou reembolsados.
Isso contanto que os atendimentos não ultrapassem o valor segurado! A seguradora pode ser contatada em seguida para o ressarcimento.
E com o serviço de assistência de viagem, se estiver disponível, a seguradora ainda auxilia diretamente no processo de atendimento e pagamento.
Não deixe de consultar as condições em seu plano, mas, geralmente, essa cobertura é válida para emergências e urgências relacionadas a acidentes pessoais, enfermidades súbitas ou agudas e a doenças preexistentes ou crônicas.
2. Regresso sanitário
Esta cobertura é relativa à indenização, também dentro dos limites estabelecidos no contrato, para o retorno ao país de origem do segurado.
Isso abrange todos os custos essenciais para garantir que se possa ter um retorno tranquilo.
A seguradora pode ser acionada nos casos em que haja a necessidade de regressar, mas isso não seja possível por meios normais.
Por exemplo, caso o cliente tenha sofrido um acidente pessoal ou enfermidade – desde que previstos no contrato – que leve a essa situação.
3. Traslado médico
A cobertura para traslado médico também se relaciona à indenização pelos custos de transporte, mas os necessários para um atendimento médico ou hospitalar.
Isso inclui tanto a remoção quanto a transferência do segurado até a clínica ou hospital mais próximo e que seja capaz de atendê-lo.
Confira também as condições previstas no contrato, que definem que a causa deve ser por acidente pessoal ou enfermidade, assim como informam o valor máximo coberto nestes casos!
Essa cobertura sempre acompanha as indenizações para DMH ou DMHO – Despesas Médicas, Hospitalares e/ou Odontológicas!
4. Morte em viagem
Na ocasião em que ocorra um falecimento durante a viagem, essa cobertura poderá garantir o pagamento a um ou mais beneficiários informados na apólice.
Essa indenização pode ser feita de forma única ou na forma de renda.
A cobertura pode abranger apenas a morte acidental durante a viagem, mas também pode incluir a ocasionada por causas naturais.
Portanto, confira as condições, assim como o valor, em seu contrato com a seguradora!
Também pode ser oferecida uma indenização pelo transporte necessário para que seja realizado o funeral, incluindo todos os objetos necessários para tal.
Essa cobertura pode ser oferecida com o nome de Traslado de Corpo.
5. Invalidez por acidente
Nesse caso, também é oferecida uma indenização em casos de acidente em viagem, mas aqueles que ocasionem invalidez permanente, seja parcial ou total.
Define-se como a perda, redução ou impotência funcional permanente dos membros ou órgãos que estejam definidos na apólice.
Confira também as condições estabelecidas no contrato para que essa assistência seja realizada sem problemas!
Como funciona o seguro viagem?
A partir do momento em que sua viagem começa, o seu seguro passa a ser válido e poderá ser acionado, de acordo com as condições contratadas.
Então, é só seguir a viagem como planejado! Se acontecer algum dos eventos descritos no seu seguro viagem, você pode fazer contato com a seguradora.
Mesmo que você esteja viajando para o exterior, não precisa se preocupar, pois o atendimento é oferecido para qualquer lugar do mundo e em português!
Em seguida, serão tomadas as providências para que o seu problema seja resolvido da melhor forma possível.
Seja ele um contratempo com a bagagem, um voo cancelado ou um acidente grave, de acordo com o que tiver sido estabelecido antes da viagem!
Quais são os tipos de seguro viagem que existem?
Os tipos diferentes de seguro viagem podem depender da seguradora. Usualmente há a diferenciação entre os planos individuais, de família ou empresariais.
Ou seja, aqueles que são contratados para uma única pessoa, ou para duas ou mais pessoas que viajarão juntas, ou para quem vai representando sua empresa, respectivamente.
Esses planos podem variar de acordo com as necessidades mais comuns de cada tipo de viajante.
Além disso, são diferenciados os planos nacionais, que costumam ser mais baratos, dos internacionais.
Também podem ser apresentadas várias categorias ou modalidades, como os planos para estudos, para esportes radicais, os marítimos ou os corporativos!
A duração e abrangência do seguro também pode ser levada em consideração. Por exemplo, com planos que valem por um ano inteiro ou planos para qualquer lugar de um país ou do mundo.